Campanha Solidária de Gorros – abr/2013

Para a touca dos idosos sugerimos a receita abaixo, pois é garantido que servirá em qualquer tamanho de cabeça.

Receita de Gorro tamanho único
Com agulha de 6 mm monte 80 pontos utilizando as duas agulhas em paralelo.
Se estiver trabalhando com um fio mais fino use agulhas 4,5 e monte 94 pontos.
Trabalhe em barra 2/2 (2m, 2tr) até atingir 23 cm.
Agora onde tiver 2m diminua para 1m, onde tiver 2 tricôs, diminua para 1 tricô.
Ficarão 40 (47) pontos que serão trabalhados em barra em 1/1 (1m, 1tr) e trabalhe por mais 5 cm. Arremate com uma agulha de tapeçaria passando o fio por dentro dos pontos.

Se você tiver agulha circular monte 2 pontos a menos e no final não precisará costurar a touca.

Se for agulha reta, costure as bordas.

Aqui você poderá ter uma ideia de como ficam as toucas desta receita.

 

10 thoughts on “Campanha Solidária de Gorros – abr/2013”

  1. Mariana Spil

    Oi! Quero participar e vou começar a fazer as touquinhas, mas só não entendi onde diz: “utilizando as duas agulhas em paralelo”. Não entendi como é esse paralelo. E como funciona se for agulha circular?
    Ah e queria saber também onde devo levar as toucas quando estiverem prontas.
    Obrigada! O projeto é lindo, tricotar é tão bom, que bom poder juntar tudo isso e ajudar a que o inverno seja mais quentinho!

    1. Oi, Mariana tudo bom?
      Colocar as duas agulhas em paralelo quer dizer que você juntará as duas lado a lado, em paralelo, para que tenha mais folga de fio na montagem.
      Na hora de montar os pontos ao invés do fio passar em volta de duas agulhas, passará nas duas.
      Ao fazer isso você terá mais fio, mais folga na montagem dos pontos e é o que garante caber em qualquer tamanho de cabeça.
      Se não ficou claro, pergunte de novo, por favor, que tentarei explicar de outro jeito, ok?
      Bjos
      India

  2. Vou participar…. Tenho algumas toucas prontas. Me mande por email o endereço para onde devo enviar.
    Abraços
    RITA TAVARES – e mail:ritaguaruja@hotmail.com

  3. Nádia Oberik roberto

    Olá Indi!
    Quero participar da Campanha dos gorros.
    Que lã vc recomenda usar para tecer os gorros ou pode ser qualquer uma tipo (Família, Molet, Club).
    Fico aguardando resposta apesar de já estar tecendo alguns.
    Bjãoooo Nádia Oberik.

  4. Maria Rosi

    Oi
    India!
    Tudo Bem?
    Gostaria de saber até quando poderei entregar os gorros da campanha e o local ?
    Muito Obrigada
    Maria Rosi

    1. A campanha continua até conseguirmos dar um gorrinho para cada um dos 110 idosos do Asilo Recanto do Tarumã.
      Hoje os grupos Tricota Curitiba e Irmãs de Lã entregaram 30 mantas para cadeirantes e 14 gorros.
      Então, ainda tem bastante cabeça para aquecermos. 😉
      O local de entrega são sempre as reuniões. Amanhã nos reuniremos no Shopping Crystal, às 14:30 e no primeiro sábado de julho, a partir das 15:30 no Shopping Itália.

  5. Rosangela Andrade

    Olá!
    Tenho acompanhado seus trabalhos no youtube e fiquei encantada com o gorro.
    Gostaria de saber como trabalha-lo em agulha circular. Poderiam me ajudar?
    Grata,
    Rosangela.

    1. Rosangela a técnica para trabalhar em agulha circular é chamada de círculo mágico.
      Dê uma olhadinha no vídeo Sapatinho Mágico onde ensinamos duas técnicas a montagem mágica e o círculo mágico, ok?
      Nossas vídeo-aulas estão aqui
      Abraço
      India

Deixe uma resposta