O Tricota Curitiba é oriundo de várias listas virtuais de tricô. Depois de muitas trocas de mensagens os encontros passaram a ser presenciais para conversar, trocar ideias sobre tricô, ver os trabalhos realizados pelas amigas e fazer novas amizades, já que o grupo crescia a cada encontro. Até que em novembro de 2011 o grupo decidiu que estava na hora de difundir e incentivar a técnica do tricô para mais pessoas.
O grupo ganhou um nome: Tricota Curitiba.
Elegeu o primeiro sábado de cada mês para ser o dia de encontros. Começamos a nos reunir primeiro no Restaurante Em Casa, no Shopping Itália, parceiros do projeto, para ensinar – e também aprender – novas técnicas em tricô, além, é claro de fazer amizades.
Em junho de 2016 fizemos a primeira reunião no Shopping Pátio Batel. Passamos a usar uma sala mais adequada e confortável para nossas alunas.
As oficinas realizadas pelo Tricota Curitiba são voltadas para todos que tenham interesse de aprender, aprimorar, até ensinar sobre essa técnica e fazer novas amizades. Para participar das oficinas os interessados devem verificar no post de divulgação da mesma qual será o tema e se exigirá algum conhecimento específico.
Cada aula tem um valor simbólico que é pago no local, um número máximo de participantes e é preciso confirmar antecipadamente a presença fazendo a inscrição na página da oficina. Serão duas horas no mínimo de muita interação, tricô, novos aprendizados e boas amizades.
Nossos encontros são alternados. Num primeiro sábado fazemos bate-papo, no mês seguinte oficina onde ensinamos uma técnica, um ponto ou uma peça. Dúvidas? Pelo e-mail tricotacuritiba@gmail.com.

Além das oficinas participamos da organização dos 6 Congressos Brasileiros de Tricô, desde que tiveram início em 2012.
Por que o tricô?
O tricô é uma técnica milenar e conquista cada dia mais adeptos. Atividade apaixonante, a prática é um prazeroso passatempo para quem faz e ainda resulta em belos trabalhos, peças exclusivas e beneficia muitas outras pessoas, pois quem não gosta de ganhar um presente lindo, feito à mão como todo o carinho?!
Por isso amamos tricotar! Sabemos que o resultado de uma linha e duas agulhas será sempre um trabalho primoroso.
Vambora tricotar?